Remover páginas dos sites de busca

Remover páginas dos sites de busca

Remover páginas dos sites de busca

Imagine o caso de páginas de pesquisa serem removidas toda vez que um rastreador acessasse uma página que estivesse indisponível devido a uma falha no servidor. O que acontecerá é que ele irá acessar versões em cache da página ou obterá versão arquivada da Internet, e aí o site de busca presumirá que o rastreamento de uma página ausente não a encontrou devido a um problema temporário do site ou do servidor de hospedagem. Porém, se o administrador do site deseja remover páginas dos sites de busca (Google e Bing, por exemplo), deverá lhes solicitar essa remoção. Google e outros sites de busca, no entanto, possuem certos mecanismos de remoção destas páginas.

Como remover páginas dos sites de busca?

O administrador pode tomar algumas providências para ajudar a remover um conteúdo de seu site, mas na maioria dos casos, o processo será demorado. Raras vezes o conteúdo será removido dos resultados de pesquisa ativos rapidamente. Além disso, deve-se verificar se a página está sendo indexada internamente ou em sites de terceiros (blogs, redes sociais, etc).

1- Remover todo o conteúdo da página

Em se tratando de ocultar e remover conteúdo na Web, existem vários mecanismos. Porém, se a intenção é uma página totalmente oculta do Google, o que deve ser feito é apresentar ao mecanismo de pesquisa uma página 404. Em outras palavras, o conteúdo precisa ser totalmente removido, não redirecionado; a página 404 poderá até ser personalizada, desde que seja um conteúdo 404.

2- Remover links externos

Remover links externos já é um processo mais difícil. É necessário examinar o perfil do link da página que se está removendo e encontrar sites de terceiros que possuem backlinks para esta página, pois esses são valiosos. O que se pretende durante essa remoção é que tais links sejam removidos o máximo possível. Talvez esse processo exija até que o administrador entre em contato com webmasters e proprietários de blogs para explicar que o conteúdo está sendo removido e que será necessário remover ou alterar o link quebrado em caráter de urgência.

3- Remover links internos

O próximo passo é analisar o site em busca de páginas com links para a página removida, o que abrange o próprio mapa do site (uma exceção será abordada mais adiante). Uma lista de links internos do site para a página deve ser gerada e depois feita a remoção de todo o site.

4- Robots.txt

Não bloqueie a página no arquivo robots.txt, pois isso evitará que o Google a rastreie. Isso não deve ser feito quando se pretende remover um conteúdo já indexado pelo site de busca. Então, se a página estiver removida, o ideal é que ela não esteja bloqueada no arquivo robots.txt, pois o Google não conseguirá rastrear a página, e nunca irá removê-la. Quando o Google rastreia um site e vê uma página 404, a página será marcada com uma flag para análise nos futuros rastreamentos. Se o erro 404 persistir, os sites de busca o removerão dos resultados da pesquisa automaticamente.

5- Solicitando a remoção da pesquisa

Nas Ferramentas dos principais sites de busca para webmasters, há uma própria para remoção de URL. Ela poderá ser usada para enviar uma página para remoção da pesquisa online e dos resultados armazenados em cache. Importante frisar que, dependendo do motivo da remoção, isso pode ou não ser uma maneira eficaz de remover a página.

Depois de ter seguido estes passos, resta esperar. O que acontece é que o Google eventualmente descobrirá que a página não existe mais e não a disponibilizará nos resultados da pesquisa ao vivo. Quando se fizer uma pesquisa específica daquela página o Google poderá ainda encontrá-la, mas perderá a otimização do site (SEO).

Para que o ranking de uma página nos sites de busca seja mantido, considerando que ela deve atrair vários visitantes para o seu site, talvez a saída seja a atualização do conteúdo ou até um redirecionamento de página (301).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *